Pular para o conteúdo

ENTRE VERSOS E RIMAS…

[cmsmasters_row][cmsmasters_column data_width=”1/3″][cmsmasters_videos poster=”9390|https://www.colegionavegantes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/2022-03-31-11_35_01-versos.mp4-VLC-media-player.png|full” height=”600″ autoplay=”true” preload=”auto” animation_delay=”0″][cmsmasters_video]9387|https://www.colegionavegantes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/versos.mp4[/cmsmasters_video][/cmsmasters_videos][/cmsmasters_column][cmsmasters_column data_width=”2/3″][cmsmasters_text]

Você saberia enumerar 3 motivos para ler poesia com seus filhos? Ou, quais são os benefícios dos trava-línguas e das adivinhas?

A poesia, por exemplo, contribui para a formação do imaginário e para desenvolver a criatividade da criança.
A presença da sonoridade e da cadência desse tipo de texto torna a recitação uma atividade prazerosa para as crianças.
Além disso, os poemas contribuem grandemente para o desenvolvimento da sensibilidade estética, fomentando a conaturalização dos ouvintes com a beleza do texto proposta por essa linguagem literária.
Aliás, a leitura em voz alta desenvolve aspectos importantíssimos da fala tais como: entonação, ritmo e pontuação.

Já os trava-línguas funcionam como uma espécie de jogo ou brincadeira para os pequenos. Porém, essa brincadeira traz consigo inúmeros benefícios tais como: o desenvolvimento da comunicação oral, o aprendizado da pronúncia correta das palavras, o estímulo ao pensamento lógico, além de contribuir para uma melhor dicção.

As adivinhas, por sua vez, despertam na criança a curiosidade pela leitura e escrita. Elas também fomentam o conhecimento da riqueza cultural de nosso folclore, resgatando, assim, nossos valores culturais.

No Navegantes, o TAP, um dos nossos eixos pedagógicos que inclui as três formas de comunicação oral acima descritas, acontece diariamente. Esse é um momento cheio de desafios e conquistas, despertando grande interesse em nossas crianças.

Sugerimos que você, pai e mãe, embarquem em uma viagem pelos mares da poesia e literatura infantis de qualidade. Temos certeza de que viverão momentos especiais que farão a diferença na educação de seus filhos!

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]