Festa Junina

A festa junina da Escola Navegantes aconteceu no dia 25/06 e foi incrível; um evento para ficar na história!
Uma festa familiar, onde todos puderam se reunir e trazer seus amigos, em um dia ensolarado, com boa música e muitas barraquinhas. Teve pastel, espetinho, cachorro-quente, pipoca, quentão, doces caseiros, além das brincadeiras típicas como a pescaria, a bola na boca do balão e o rabo no burro! Teve até barraca com os produtos da horta orgânica do Navegantes!
As professoras e seus alunos apresentaram as danças típicas da festa junina de cada região do nosso lindo e imenso país.
Você conhece cada uma? Vamos lá…

O Berçário e E.I 1, representando a região Centro Oeste do Brasil, escolheram a parlenda “Pipoquinha”, que é uma música infantil que traz muita diversão para os pequenos. O milho tem como destaque ser um símbolo dessa época do ano, e este alimento tão conhecido tem mais presença nessa região do Brasil.

Já o EI-2 escolheu a “Ciranda”, pertencente à região Sudeste. Essa região conta com um pluralismo de estilos musicais e danças bem características do Brasil. Para a festa junina a ciranda foi adaptada e as profes inseriram algumas características da “Saia de Chita”.
A dança da Saia de Chita é uma mistura de várias outras danças populares como o Carimbó e Maracatu. A canção “Menina Bonita” possui elementos que unem esses dois estilos de dança.

O EI3 representou a região norte do Brasil, que contou a história do bumba meu boi ou boi-bumbá.
O bumba meu boi foi trazido para Amazonas por migrantes do Maranhão, que foram para a região amazonense para trabalharem na extração da borracha.
A música escolhida chama – se “Festa do boi bumbá”, da banda Carrapicho, e fala sobre a tradição amazonense da preparação da tribo para dita festa.

Já o EI4 apresentou a dança do “CACURIÁ”, que é uma dança típica do estado do Maranhão (região nordeste), no Brasil.
Inicialmente, o cacuriá era praticado unicamente com as caixas, mas aos poucos foi se acrescentando outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta. A representante mais conhecida do cacuriá é Dona Teté do Cacuriá, uma percussionista maranhense muitas vezes acreditada como uma das criadoras do ritmo e considerada responsável pela introdução dos novos instrumentos. Ela também canta a música do Jacaré Poio, que foi contemplada na segunda dança!!

A Dança da Fita, performada pelos alunos do EI5, é uma dança europeia que se instalou em nosso país nos estados do sul do Brasil, através dos imigrantes no século passado. Essa manifestação é uma reverência feita à árvore, após o rigoroso inverno europeu. Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da árvore.
Essa dança, na região Sul do Brasil, é também chamada de jardineira e trança. A dança das fitas se disseminou em muitos estados desta região.

O Grupo Sansey – Cultural e Beneficente também realizou uma apresentação em nossa festa.
O grupo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1988, que trabalha pela preservação, valorização e divulgação da cultura japonesa, principalmente através da música em seus diversos estilos.
O grupo busca principalmente atrair e despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para a prática do canto, do Taikô (tambores japoneses) e do Yosakoi Soran (um estilo de dança japonesa).
O grupo ficou internacionalmente conhecido em 2008 por sua apresentação no Yokosai Soran 17° Yosakoi Soran Festival, no Japão, e foi consagrado octacampeão, em 2015, no Festival Brasileiro de Yosakoi Soran.

O Ishindaiko, que também realizou uma bela apresentação, é um grupo de Taikô (tambores japoneses), que busca preservar a cultura japonesa com o vigor brasileiro, fazendo apresentações por todo o Brasil.
Graças à sua energia expansiva, criatividade, alegria contagiante e união, o grupo é heptacampeão brasileiro de Taiko.

Viu só? Navegantes não é só diversão; aqui tem muita cultura!!!
Agradecemos a todas as famílias e amigos pela presença, pelo carinho, e por todos que direta ou indiretamente participaram para que esse evento acontecesse! Uma festa de família para as famílias Navegantes!!

Esperamos por vocês em nossos próximos eventos!!!