“Bom dia com a Apetit”: ALIMENTAÇÃO X PRATICIDADE

No último dia 18 de maio, 4ª feira, aconteceu o Bom Dia com a Apetit, no auditório de nossa escola.
Trata-se de um encontro mensal oferecido pela empresa para 10 pessoas escolhidas pela Direção da escola.
Nesses encontros, a Apetit oferece uma pequena palestra de, no máximo, 30 minutos, sobre práticas para melhorar a alimentação no dia a dia.
A nutricionista Patrícia Tiemi Aoyama, que trabalha diariamente no Navegantes, foi quem conduziu o bate papo cujo script registramos a seguir.

Depois da palestra, os presentes foram brindados com um delicioso café da manhã.

Nos dias de hoje, a falta de tempo e o excesso de trabalho são as principais justificativas para comermos mal.

A rotina agitada e inúmeros compromissos podem levar ao descuido de nossa própria alimentação e a de nossa família; consequentemente, afetando a saúde e bem-estar de todos.

Seguem, então, algumas dicas de como melhorar a alimentação no dia a dia:

1 – Planeje seu cardápio semanal, isso ajuda a não cair na rotina das mesmas preparações. Um cardápio mais variado é garantia de uma alimentação mais rica e equilibrada.

2 – Vá ao mercado com uma lista de compras. Isso é essencial para que você compre apenas o necessário e fuja das guloseimas.

3 – Na hora da compra, lembre-se de pedir carnes magras, com menos gorduras.

4 – Faça uso de alimentos semiprontos, por exemplo, produtos pré higienizadas ou já cortados, bem como alimentos congelados, tipo legumes. Eles são uma mão na roda quando temos uma rotina mais agitada e facilitam o preparo das refeições

5 – Tente deixar a refeição preparada um dia antes. Ou seja, prepare no jantar algo para o almoço do dia seguinte.

6 – Dê preferência por preparações com menos gorduras como frituras. Quando for fazer frituras no óleo, prefira o de canola ou girassol e nunca reutilize o óleo.

7 – Para facilitar o lanche das crianças e estimulá-las a comerem frutas, mantenha-as picadas e armazenadas corretamente na geladeira.

8 – Opte por produtos integrais como arroz, massas, biscoitos, cereais

9 – Escolha as frutas da estação, pois são mais baratas e têm um valor nutricional mais alto.

10 – Dedique -se às refeições: mastigue bem os alimentos, sente-se à mesa para fazer suas refeições e procure não ter distrações como tv ou celular.

Lembre-se de que uma alimentação adequada traz vários benefícios tais como: redução do consumo de alimentos por impulso, alcance de melhor rendimento físico e mental e, consequentemente, prevenção de doenças relacionadas à alimentação.