DIA DE VIVÊNCIA LITERÁRIA

O dia de vivência literária com a Profa. Dra. Marta Chaves, autora do livro de poesias infantis, Versos para brincar e aprender, foi um sucesso!

Começamos com um café literário, cuidadosamente preparado pela Apetit, que contou com a presença de nossas professoras e mães representantes das turmas da escola.

As turmas se revezaram pelos espaços internos e externos da escola para as atividades. Teve muita conversa, recitação de poemas, jogos de adivinha, diversão e interação.

O programa aconteceu sob a coordenação da professora Janaína Brandão e da coordenadora pedagógica, Tatiana Tanaka e foi pensado para comemorar o dia do livro, 23 de abril.

Adélia Prado afirmou sobre o poder humanizador da poesia: “Por que a arte nos humaniza?” Porque mostra não a aparência, mas nos induz por causa da emoção que ela nos causa. Ela nos induz à intimidade, à alma das coisas, à nossa própria intimidade e é por isso que ela nos comove; porque mexe. Não em nossos pensamentos, mas em nossos afetos, naquilo que nós sentimos – e toda obra me oferece um espelho. A obra é um espelho. Ela faz com que eu me reconheça nela.

E esse olhar “a alma” das coisas, e se descobrir e se reconhecer, é o que Marta
Chaves faz tão bem. Seus versos são um convite à ponderação, à elevação, à contemplação, de uma forma simples e concreta, em linguagem de criança.

E para nós, pais e educadores, fica o convite à reflexão proposto pelo poema: “Eu sei”

GENTE PEQUENA PERGUNTA
GENTE GRANDE SE CALA