NOVAS VIVÊNCIAS ESCOLARES

Duas atividades que estão acontecendo de forma frequente no Navegantes estão sendo um sucesso: as aulas online e os atendimentos individualizados.

Há muita alegria e envolvimento nas aulas online. As crianças se mostram muito interessadas e participativas.

A oportunidade de ver os amigos e interagir com eles, ainda que de forma virtual, é um grande motivo de alegria nesses momentos.

As virtudes, parte fundamental da Educação Personalizada, estão bem presentes nessas ocasiões, também.

É muito lindo ver como os pequenos sabem respeitar a vez do amigo falar, esperando sua vez para abrir o microfone e dar sua contribuição.

Uma outra vantagem da aula síncrona é que foi criada uma rotina para a criança. Sabemos que a ordem é de extrema importância para regular a psique dos pequenos, criando aquela sensação de segurança tão importante para um desenvolvimento emocional saudável. Com as aulas online, as crianças já se programam externa e internamente para esses momentos prazerosos e educativos que vivenciarão com seus amigos e a professora.

O atendimento individualizado nas escolas foi uma proposta do CMEL aprovada pelo decreto do Prefeito de 28 de setembro de 2020, que vem ao encontro das necessidades de várias famílias e crianças.

Quem não vivenciou ou não conhece alguém que tenha se deparado com dificuldades em aderir às atividades e estudos não presenciais?

Muitas vezes, por falta de tempo, outras vezes, por falta de habilidade, os pais não conseguem compaginar uma agenda exigente de trabalho profissional e acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, que acontecem online.

Isso pode gerar uma frustração neles e nas crianças, além de tensões, falta de estímulo, entre outros.

A experiência tem demonstrado que mesmo um curto espaço de tempo de interação presencial tem benefícios enormes na psique da criança, estimulando, consequentemente, outras áreas do cérebro, que respondem pelas dimensões intelectiva e afetiva, e diminuindo o estresse causado por longo tempo fora da normalidade que se vivia até o início deste ano.

Desde o início da semana passada (21 de setembro), o atendimento individualizado tem acontecido no Navegantes conforme regulamentação do Conselho Municipal de Educação, seguindo protocolos aprovados pela área técnica da Secretaria Municipal de Saúde, visando a proteção integral da criança.

Os pais estão super aprovando essa iniciativa e muito felizes sentindo todo o apoio e estímulo que o ambiente escolar proporciona para o aprendizado.

Nesses tempos desafiadores que estamos vivendo, as aulas online e os atendimentos individualizados são realidades que proporcionam a experiência escolar de uma forma diferente, porém, não menos enriquecedora.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]