Preceptorias de cara nova para uma nova realidade

Essa semana (17 a 21 de agosto), seguindo o nosso calendário do início do ano, estamos finalizando nossa semana de preceptorias.

As preceptorias são parte fundamental do contexto de Educação Personalizada porque contemplam os pais como protagonistas da educação de seus filhos.

As preceptorias são encontros que acontecem com uma frequência trimestral entre cada família e a professora.

De um modo muito especial, na idade dos 0 aos 6 anos, e mesmo depois, deve haver continuidade entre o ambiente educativo escolar e o familiar.

A ação conjunta de educar a criança é concretizada através de conversas entre todos os envolvidos.

É sempre bom lembrar o enorme potencial educador que a família tem, mesmo que em meio a ambientes ou situações completamente adversos, como é o que estamos vivendo atualmente.

A ação educativa familiar coerente, consciente, consistente e perseverante terá uma influência muito positiva na formação das crianças.

Normalmente, nas preceptorias, são as professoras que informam aos pais sobre a atitude e o desenvolvimento da criança em cada uma das 5 dimensões dentro do contexto escolar, bem como os objetivos específicos de cada período.

No novo contexto de suspensão das aulas presenciais, são os pais aqueles que têm observado e informado às professoras sobre os temas acima citados. E, então, os pais recebem da preceptora sugestões que promovem, atualizam e desenvolvem um projeto pessoal de melhora para cada criança, em estreita relação com a família.

Dessa forma, a família se sente apoiada e assessorada em um momento de incertezas e fragilidades.

Ao final do encontro, estabelecem-se algumas metas concretas para serem trabalhadas ao longo dos próximos meses.

O apoio carinhoso e competente da professora preceptora é sempre um alento para as famílias que sabem que têm uma missão única e grandiosa em suas mãos e, em época de pandemia, durante a qual estamos todos mais fragilizados e mais necessitados de carinho e atenção, esses momentos são muito especiais e enriquecedores para todos os envolvidos.

[/cmsmasters_text][/cmsmasters_column][/cmsmasters_row]