Por: Julia Manglano – Coluna “Bebê feliz” – Publicado no Portal da Família em 06/10/2019

Uma das necessidades mais importantes para as crianças e muitas vezes esquecida é a alegria. A alegria é um sabor antecipado que pessoas e crianças sentem quando estão caminhando rumo à felicidade. Mas como podemos ajudá-las a serem mais alegres?

 

Capacidade de Amar

A alegria é um júbilo que se origina a partir do desenvolvimento de sua capacidade de amar. E como ensinar as crianças a amarem?

O modo mais efetivo de ensiná-las é através do contágio, pelo nosso exemplo e o das pessoas à sua volta, de suas atitudes e reações aos acontecimentos diários.

 

Educação no Positivo

A alegria também é resultante de uma educação no positivo. Pois educar no positivo alimenta a autoestima das crianças e vai formando uma visão otimista de si mesmas e das realidades à sua volta.

Essa autoestima e o otimismo, por sua vez, ajudam no bom humor e no espírito esportivo (aprender a rir de si mesmo), em um looping virtuoso.

 

 

Satisfação do trabalho bem feito

As crianças também vão ficando mais alegres à medida que procuram realizar bem todas as suas atividades. A alegria advém da satisfação do trabalho bem feito e do trabalho no qual foram colocadas as últimas pedras. Josemaría Escrivá comentava: “O começar é de muitos, já o terminar é de poucos.”

Neste sentido Victor García Hoz resume de forma esplêndida a raiz da alegria: “Apenas o bem feito educa e o bem feito sempre é uma fonte de alegria e realização”.

A alegria pode ser espontânea, quando se ganha um presente, uma surpresa, a visita de um amigo, mas deve ser sempre conquistada de forma intencional no dia a dia.

 

 

10 Dicas para viver a Alegria com as Crianças

  1. Entusiasme-se com as crianças e elogie suas observações.
  2. Faça coisas espontâneas como andar em poças d`água ou pintar a dedo com creme de barbear, fazer pipoca em uma panela sem tampa e outras atividades divertidas.
  3. Cante, dance e brinque de esconde-esconde e outras brincadeiras infantis.
  4. Invente movimentos e pratique jogos sensoriais e de equilíbrio.
  5. Faça passeios de aprendizagem e tenha contato com a natureza.
  6. Escute música bela e aprecie as artes.
  7. Desenvolva atividades sociais, de generosidade com os outros.
  8. Desfrute com elas do presente e das coisas simples e do cotidiano. Não viva dos “oxalás”…
  9. Faça e ensine a fazer tudo, mesmo as pequenas coisas, de forma bem-feita e com amor.
  10. Reze com as crianças agradecendo a Deus por todos os bens recebidos.

 

alegria é um grande presente que podemos dar e ensinar a nossas crianças.